Diário de Bordo - COSTA AMALFITANA

14:00 Maria Aline Tavares 7 Comentários


Alo, alo! Aqui quem fala é Aline e hoje eu vou de Costiera Amalfitana! \o/ Esta paisagem cinematográfica natural já foi cenário para gravações de muitos filmes. Lugar de pura beleza e glamour, também é chamada de costa dos artistas, por ser um dos lugares preferidos dos famosos. O mais recente a passear pela região foi Ansel Elgort, que protagonizou os filmes A Culpa é das Estrelas e Divergente. Eu iria gritar muitos "I love you so much" se o visse lá! Olha a fã estérica! :D



(mapa)

A Costiera Amalfitana é composta pelas principais cidades de Ravello, Amalfi, Praiano e Positano. Situada ao sul do país é banhada pelas claras águas do Mar Tirreno (Mediterrâneo) e tem como particularidades as escuras areias vulcânicas das praias e as flores das cidades. Quando visitei a costa parei em Amalfi e Positano. Era inverno. Fiquei com uma vontade de me jogar nesse mar... Sentei na areia pra sentir a good vibe e apareceu um peixe gigante passeando bem no raso! E aquela vontade passou. (pausa para uma foto de bota na praia)



Para quem vai de carro, as ruas são estreitas e ás vezes não passam dois ao mesmo tempo, por isso pode haver transito, mas nada exagerado! É normal enjoar um pouco por causa da alta altitude e as curvas da estrada. Contudo, a viagem é tão maravilhosa que até as "frescuras" podem passar despercebidas. Atravessamos montanhas pelos túneis e sempre estamos acompanhados de despenhadeiros com uma vista fantástica! Por estarmos bem acima do nível do mar o horizonte fica ainda mais lindo de se ver.



Assim como em qualquer canto da Itália, a Costa tem muitas "histórias" a oferecer, como o Duomo di Sant'Andrea em seu estilo romano e barroco (na foto abaixo). O interior da catedral é recheada de obras de artes renascentistas e góticas que vale a pena apreciar. Esse é um dos pontos turísticos mais visitados, localizado na praça central de Amalfi. 


Não se surpreenda ao ver os turistas comprarem o prestigioso papel daqui. Isso porque a cidade é produtora desde a época da Idade Média (século XIV). Os equipamentos que foram utilizados naquele tempo estão expostos no Museo Della Carta. Lá eles contam a história local e fazem uma demonstração de como produzem os papéis.


Saindo de Amalfi, paramos em Conca Dei Marini no Restaurante Calajanara do Hotel La Conca Azzurra. Super indico tanto o Hotel quanto o Restaurante! Ainda mais por sua localização sobre as pedras, promovendo essa visão privilegiada e por estar no meio de toda a Costa é fácil chegar a qualquer região partindo daqui. Os frutos do mar são a especialidade da culinária regional. Em qualquer lugar se mangia molto bene! :P



Seguindo a estrada, continuei impressionada com esse panorama que mais parece ser uma linda (e eterna) cena de cinema. E eu me achando A estrela de Hollywood! E então começa a aparecer em cima das rochas a mais bella e famosa cidade da Costiera: Positano. Chegando na cidade passei logo em uma lanchonete para experimentar o melhor licor da Itália, se não do mundo! O famoso Limoncello! Uma delícia! Sabor doce e fresco, feito com o limão amarelo da região. Eiitchaa!



Existem muitas lendas sobre a cidade. Mas tem uma que se destaca! Repare! No século XII um navio turco, que transportava um quadro de uma santa, estava passando pelo mar de Positano quando emperrou. O capitão escutou uma voz sobrenatural vindo do quadro "Posa, Posa" (pousa, pousa). Assim, o quadro foi deixado nessa cidade e o navio conseguiu seguir seu caminho. Por isso construíram a Igreja de Santa Maria Assunta (na foto acima) dedicada a santa que escolheu Positano como seu lar. Dizem que a palavra (posa) dita pela Santa foi a origem para o nome da cidade. Vocês acreditam? #Suspense



As típicas ruas italianas nos fazem sentir meio "luuz na passarela que lá vem ela!". Parece não existir mais nada no mundo além dessa beleza exacerbada! São todas de um charme difícil de descrever! Principalmente aquela rua que nos leva até a praia. Depois da Segunda Guerra Mundial, pintores e escultores que foram atraídos por esse cenário, ajudaram a reformar e construir novas casinhas coloridas sobre as montanhas, aperfeiçoando o clássico cartão postal de Positano.




Positano já serviu até de inspiração para uma música dos Rolling Stones, composta por Mick Jagger quando veio passar as férias aqui. Parou, Aline?! Nããoo! Eu ainda pude ver no final da tarde o mais lindo por do sol de toda a minha vida! Ai, ai! Que lugar, viu?! Já deu pra entender porque toda a Costa Amalfitana foi classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade!


E pra finalizar, não se esqueça de comprar as famosas sandálias daqui. São feitas na hora, ao gosto da freguesa, pra voltar pra casa no estilo, tirando onda! Eu vou me despedindo de vocês, aproveitando dessa nostalgia que acabei de escrever. Que saudades me deu! Vamos deixar anotado aqui um desculpa pra eu voltar pra esse lugar: Diário de Bordo - Costa Amalfitana NO VERÃO (Parte II) Que tal? Aprovam? Alla Prossima! Bacio, raga! 

Alo, alo! Aqui quem fala é Aline e hoje eu vou de Costiera Amalfitana! \o/ Esta paisagem cinematográfica natural já foi cenário ...

7 comentários:

Lugar lindo, perfeito!!

Emilly Nobre disse...

Me sinto viajando cntg qnd leio!!!

Emilly Nobre disse...

Perfeição!!!!

Aline Tavares disse...

😍❤️

Aline Tavares disse...

😍❤️

Aline Tavares disse...

😍❤️

Oiiiiiiii!!!
Menina que fotos lindas!!!
Isso foi no inverno???
Qual mês??
vou em Janeiro, Deus queira que eu pegue dias claros assim!! :D:D:D