Dicas de Fotografia #01

17:10 Rafael Rocha 0 Comentários



E aí, pessoal? Tudo bem?

Aqui é Rafael mais uma vez!
Hoje eu vim falar um pouco sobre fotografia e como você pode tirar fotos melhores com seu celular!

Vamos começar entendendo um pouco mais sobre a câmera do seu aparelho!
Pouca gente sabe, mas é possível mudar a exposição (mais claro ou mais escuro) da sua imagem, assim como a coloração dela.
Abra o aplicativo de câmera do seu aparelho, procure pelo menu, normalmente é um simbolo de engrenagem. Caso o menu não apareça completamente, procure pelo simbolo de MAIS (+) ou 3 PONTINHOS (...) ou qualquer um que possa expandir seu menu.
No meu caso, 3 pontinhos.




Explorando um pouco o menu da câmera você poderá encontrar funções como: ISO, Valor da Exposição (EV), Balanço de Branco (White Balance ou AWB ou WB).



ISO – É a sensibilidade do sensor em relação à luz. Quando maior o número ISO, mais clara a imagem.
O ponto negativo do ISO alto é que na sua imagem podem aparecer alguns pontos pretos e brancos que alguns chamam de ruído. Normalmente surgem em áreas mais escuras da foto. Tente tirar uma foto durante a noite. Quando o ISO estiver no automático, o aparelho tentará clarear sua foto aumentando o valor da sensibilidade do sensor. Para ter fotos noturnas melhores, deixe esse valor em 100 ou 200. Isso deixará suas fotos mais escuras, porém sem “ruído”, bastando apenas ter uma boa fonte de luz.










EV – Esse é o valor da compensação da exposição. Assim como o ISO, pode deixar suas fotos mais claras ou mais escuras. O valor automático é 0, podendo ir de -2 para +2. É bastante útil para escurecer um pouco aquela foto muito clara e com pouca informação, aliado ao ISO baixo pode ajudar muito. O contrário também funciona, quando a foto é escura podemos aumentar o EV para ganhar mais informação, entretanto, ele pode deixar sua foto com aquele ruído.






WB – O Balanço de Branco vai afetar o modo como sua câmera interpreta a temperatura da luz ambiente. Já percebeu que quando fotografamos dentro de casa as imagens parecem estar um pouco mais brancas ou azuis e quando fotografamos sob a luz do sol elas parecem ficar com um tom mais amarelado? Isso acontece quando seu aparelho muda automaticamente o balanço de branco para cada foto tirada. Experimente cada opção de WB presente no seu celular, explore bastante! Uma dica para fotos noturnas é deixar o WB em LUZ DO DIA. Isso significa que seu aparelho irá tentar interpretar a luz ambiente exatamente como ela é, sem interferir nas tonalidades da imagem. Funciona bem quando há luzes artificiais coloridas no local.








Agora que você já sabe um pouco mais sobre seu celular, que tal experimentar um pouco esses recursos?

Então, vamos por em prática o que aprendemos hoje e começar a explorar mais o celular, tablet e até câmera digital!
Outro dia eu volto com mais dicas sobre fotografia!

Fiquem ligados aqui para mais novidades e não se esqueçam de comentar o que acharam e mandarem suas perguntas. Posso responder algumas na próxima!

Inté!

E aí, pessoal ? Tudo bem? Aqui é Rafael mais uma vez! Hoje eu vim falar um pouco sobre fotografia e como você pode tirar fotos...

0 comentários: