Diário de Bordo - POMPÉIA

14:00 Maria Aline Tavares 11 Comentários


Olá, serumaninhos! Preparados para mais uma viagem? Aqui é Aline. Já me apresentei antes, no meu Diário de Bordo em Veneza. Não viu ainda?! Aaaaahh aproveita e clica aqui para ver! :D To na área de novo, andando sobre uma faixa de pedestres milenar (supera essa Beatles), com meu guia telefônico na mão, desta vez passando por Pompéia, Itália. Sua história é bem famosa. Com certeza vocês já ouviram falar de uma das maiores descobertas do mundo. Não?! Vou dar uma breve introdução. Se liguem aí!


Pompéia foi uma cidade completamente soterrada pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C, vindo a ser redescoberta por acaso, 1600 anos depois. Contudo, ela se manteve conservada de uma forma tão impressionante que após feitas as escavações com muito cuidado e vagareza, foi possível ver até as dobras das roupas nos corpos das vítimas, assim como os objetos e esculturas em perfeito estado, as cores das paredes e suas pinturas... detalhes que seriam facilmente arruinados ou modificados ao longo de todos esses anos.




Então uma galera estava explorando um território aí de repente aparece uma telha... "Que estranho! Deixa eu cavar mais um pouquinho pra ver o que é isso..." e descobre uma cidade inteira! Imagine poder ver esse espetáculo de perto? E não é só por isso que foi inscrita como patrimônio mundial! Tem muito mais! Eu andei como doida por todas aquelas ruas analisando cada pedrinha daquelas paredes, escutando minha guia virtual que explicava tudo minuciosamente... Ninguém me segura num museu, gente!! #aHistoriadoraDiferentona



A visita ás ruínas de Pompéia dá pra concluir em uma manhã se você quiser. Então, vai turistar pela região? Aproveita a tarde para conhecer outro lugar. No meu caso, fui a Nápoles, que fica a meia horinha dalí. É muito importante um guia para desfrutar melhor o que esta raridade tem a oferecer. Os guias turísticos ficam bem na entrada do sítio arqueológico, mas optamos pelo guia telefônico (audioguia) que tem em vários idiomas (incluindo português) do próprio PompeiViva. Visita: 11 euros. Audioguia: 7 euros.




Recebemos um panfleto contendo o mapa da cidade dividida em números. Quando passávamos por algum número era só apertar o mesmo no audioguia e dar o play. Também usávamos um aplicativo que mostrava no celular como aquele lugar era antigamente. Nas fotos acima observa-se o tribunal e o fórum, onde tomavam as decisões mais importantes naquela época. 



Aqui era possivelmente o mercado de peixes, devido a grande quantidade de escama de peixe encontrada neste lugar. Na foto abaixo era a mais badalada lanchonete de Pompéia. E falando em lanchonete... Eu que só penso em comida me preocupo logo com essas coisas! Tem lugar entre as ruínas para merendar ou comprar água, porque é chão, viu! Seguimos nosso caminho ainda comendo para não ficar tarde pro outro passeio! Tá pensando que vida de viajante é fácil?! :D Mais abaixo é possível ver a palavra escrita HAVE na frente de uma casa. Significa saudação em latim que pode ser traduzida como "olá" ou "salve".



Em seguida, a terma. Funcionava como uma sauna ou spa, aquecida naturalmente pelo sol. Olha como eles viviam no luxo! Pompéia também é famosa por suas relíquias eróticas. A cidade era muito agitada e cheia de prostíbulos. As pinturas recolhidas das escavações eram tão constrangedoras que ficaram escondidas por anos em um museu secreto de Nápoles, sendo a pouco tempo, expostas para visitação.


Depois de tudo isso você pensa que não tem mais nenhuma surpresa e dá de cara com o coliseu de Pompéia. Lindíssimo! À direita não dá pra ver, mas fica o clube para treinos de jogos olímpicos e dentro do coliseu foi construída uma enorme pirâmide de madeira para a exposição de reliquias, materiais, fotos feitas durante as escavações, juntamente com o momento mais emocionante do passeio: as vítimas petrificadas da forma exata como foram atingidas pela erupção.


Sensação indescritível. Nada no mundo se compara a esta cena. É possível ver a feição de espanto, terror e medo nos rostos das vítimas. Tem quem proteja o nariz para não inalar a fumaça vulcânica pensando "certamente amanhã tudo voltará ao normal", tem aquele que não perde a esperança tentando fugir até o último segundo. Outro com o filho no colo, e um casal dormindo conformado com a "ira dos deuses" ou quem sabe nem viram que o vulcão explodiu. Instantes antes do fim, eternizados para o mundo. :(



Vendo a distância do Vesúvio para as ruínas imagine a força dessa erupção para chegar tão longe e de forma tão fatal destruindo também outras cidades como Herculano, Oplontis e Estábia. Sendo considerado um dos vulcões mais perigosos do mundo, já entrou em atividade diversas vezes, podendo explodir a qualquer momento.


Plinio, o moço, conseguiu escapar da tragédia e escreveu uma carta relatando o horror vivido no dia. É de arrepiar! Vale a pena ler! Gostou da história e queria um pouco mais? Veja o filme Pompeia. Eu assisti logo após a visita e fiquei impressionada com a sua veracidade. Esse foi um dos dias mais emocionantes da minha vida e amei compartilhá-lo com vocês! A professora Aline vai ficando por aqui! kkkkk Até a próxima, gente! Ci Vediamo, ragazzi! Un bacio! :*




Olá, serumaninhos! Preparados para mais uma viagem? Aqui é Aline . Já me apresentei antes, no meu Diário de Bordo em Veneza. Não viu ai...

11 comentários:

Tâmara Lima disse...

Ual,deve ter sido uma experiência e tanto ver esses corpos, bateu até uma dózinha aqui. Realmente seu relato histórico foi show,e quando eu for neste lugar vou usar audioguia kkk.
Aventura incrivel, parabéns e até a próxima!

Aline, adorei o texto, as fotos, o lugar! Adorei! Engraçado e super explicativo! Até a próxima viagem!!!!!!

Muito bom line, tb fiquei muito sensibilizada quando fui. Outra dica eh ir com sapatos bem confortáveis, pois eh muita história para observar e bater perna por toda uma cidade :)

Annalu Tavares disse...

Muito bom!! 👏

Annalu Tavares disse...

Muito bom!! 👏

Emilly Nobre disse...

Genteee, como conseguiu superar o maravilhoso texto anterior??????? Ja quero o proximo! Sensacional!

Aline Tavares disse...

Que bom que gostou! ❤️😍

Aline Tavares disse...

Que bom que gostou! 😍❤️

Aline Tavares disse...

Verdade! Ótima dica! :)

Aline Tavares disse...

❤️😍

Aline Tavares disse...

😍❤️